Chuventos e o Inverno

12.4.2017

Curiosamente em português, "chuventos" é uma palavra resultante da junção criativa por amálgama e aglutinação das palavras "chuvas" e "ventos". O nome real é "defletores de chuva e de vento".
Abreviando para "Defletores" torna o seu uso correto e mais prático.

A aplicação de defletores permite manter o ar dentro do veículo mais respirável, de boa qualidade e a circular porque criam uma barreira sobre a janela que "ampara" a deslocação do ar e a entrada da chuva.

Assim pode circular com as janelas ligeiramente abertas, mas com menos desconforto pela pressão aerodinâmica.

Garante uma qualidade do ar agradável no interior do automóvel em qualquer condição atmosférica ou estação do ano, permitindo uma ventilação eficaz que melhora até o aquecimento e impede o embaciamento dos vidros.

 

Normalmente são vendidos ao par (para janela esquerda e direita) ou em jogos de 4 para incluir as janelas de trás do veículos.

Existe produção para grande parte do mercado automóvel, desde veículos antigos até aos mais recentes e normalmente são feitos em plástico moldado a quente em máquinas próprias de molde.
Alguns modelos conferem ainda um acabamento escurecido que reduz e efeito de encandeamento do condutor pelo sol lateral.