Dessulfatação de Baterias

1.31.2017

Nas baterais que vulgarmente equipam os automóveis existe uma reação química conhecida pelo nome de "sulfatação".

É sabido que esta reação ocorre com mais frequência se uma bateria for descarregada por completo ou for deixada num estado de carga fraca por algumas horas. Isto faz com que a vida útil destas baterias seja muito curta.

Durante muito tempo, reverter este processo foi considerado como impossível e as baterias neste estado eram inutilizadas, mas descobriu-se que era possível recuperar baterias sulfatadas aplicando-lhe impulsos de alta tensão.

A este processo inverso, damos o nome de Dessulfatação.

 

Como Funciona?

A operação de dessulfatação é simples. Consiste em acumular uma pequena quantidade de energia da própria bateria ou dum carregador ligado a ela num condensador e “injetar” essa energia na bateria com um impulso de alta tensão na direção de "carregar".

Os impulsos de corrente vão dissolver os cristais de sulfato num processo lento que pode demorar horas ou dias e assim recuperar as baterias num processo normal e sem prejuízo ambiental.

Hoje em dia existem carregadores inteligentes que além de permitir que estejam ligados durante vários dias às baterias sem se estragarem, fazem estas operações de manutenção automaticamente.

A nossa gama de baterias da BC (marca italiana) além de possuirem um algorítmo inteligente de carregamento, possuem um programa de 8 ciclos para carregamento e manutenção de baterias. Veja na nossa loja online.